ANA CLARA WATANABE ANA CLARA WATANABE Work Info Contact WTNB ❙●●● Products Info Contact CART
 

É através do entrelaço entre sua vivência no interior de São Paulo, a cidade de Pindamonhangaba, e a interpretação sobre a capital, sua casa nos últimos anos, que a artista visual e designer brasileira, Ana Clara Watanabe, constrói uma leitura delicada e vívida sobre a ótica da industrialização no Brasil, presente nas obras E.F.C.B (Estrada de Ferro Central do Brasil), São Paulo e São Paulo (GAZO) da pintora e desenhista brasileira, Tarsila do Amaral, que completam 100 anos em Maio.

À convite do Grupo Tarsila em tom de celebração do marco centenário das pinturas da pintora, as dez peças confeccionadas por Watanabe são marcadas pelo retorno das cores primárias, remetendo ao primeiro desfile de estréia da artista, "Geleia Geral: A antropofagia tropicalista", realizado em 2019. Seguindo a mesma lógica, em "Tarsila Amarela", Ana se aproxima da moda enquanto exposição artística como forma de expressão, diferente do trabalho indumentário que estabeleceu em sua marca WTNB nos últimos anos.

A coleção celebra também a parceria da designer com a renomada instituição de ensino, Senac Pindamonhangaba. A unidade educacional sediou a confecção e elaboração das peças — realizada pelos estudantes e docentes da área de moda — do próximo desfile autoral da artista, que será realizado em maio de 2024.

No que tange aos materiais utilizados, Watanabe seguiu padrões já estabelecidos em sua marca, WTNB, prezando pelo pilar da sustentabilidade, traduzido nas parcerias com a HEINEKEN, com a criação de acessórios provenientes de garrafas de vidro da marca recicladas; e COROZITA Botões, com o desenvolvimento de botões geométricos produzidos com resíduos de café doados pela Nespresso.

 
On May 28th, Ana Clara presented her comeback to the runways alongside the Tarsila do Amaral Institute. Amaral was a very important Brazilian artist that participated in the Modernist era in the first half of the XX century. Some of her world-famous artwork are completing 100 years in 2024, and they invited Watanabe to design a collection based on some of these works.

As well as Tarsila, Watanabe is from the countryside in Brazil and moved to São Paulo to work with art. Having that said, it was very important for the designer to rescue the creative power and authentic workforce of her hometown, as we know that they are extremely underseen in the rest of the country. For that, WTNB partnered with SENAC (National Commercial Apprenticeship Service) and created an atelier with 30 low income women with multiple sewing abilities that confectioned half of the looks that will be in the performance. We're giving these women a chance to work with unusual materials, textures and shapes, hoping they can increase their range of skills and use that in their work in the future.

Maintaining sustainability as most important, we partnered with brands that follow the same principals, keeping this project sustainable 360. For this performance, Nespresso donated 10kg of coffee residuals that we transformed into buttons, HEINEKEN donated their discarded bottles that we transformed into tags, bags and a hat, all the fabric used for the clothes are from regenerative cotton or from unutilized furniture fabrics.




CONSCIOUS, TRANSFORMABLE AND SINGULAR GARMENTS








Ana Clara Watanabe é uma artista visual e designer de moda nipo-brasileira. Crescer na pequena cidade de Pindamonhangaba, no Brasil, teve grande influência em seu trabalho e suas criações são caracterizadas pela alfaiataria tradicional, bordado, crochê e a tapeçaria feita à mão.

Graduada em Design de Moda pela Fundação Armando Alvares Penteado em São Paulo, em 2022, Ana Clara Watanabe foi nomeada Forbes Under 30, na categoria Moda. Integrando Arte e Moda, participou de exposições no prestigioso Museu de Arte Brasileira (MAB), e no Instituto Tomie Ohtake.

Ana foi premiada com o primeiro lugar em seu trabalho de conclusão de curso da Design de Moda, em 2019. Ela inspirou-se no processo antropofágico de artistas da Tropicália, um dos mais significativos movimentos culturais do Brasil no final dos anos 60. Como resultado, em 2022, a artista ganhou uma bolsa de estudos para estudar na Central Saint Martins (CSM), da Universidade de artes em Londres (UAL). Em Londres ela focou na criação de moda usando o conceito do upcycling e tudo o que ele envolve. Após retornar ao Brasil, Ana inicia a procura por pontos de descarte de tecidos de alfaiataria e aviamentos, além da desconstrução e recuperação de peças de roupas garimpadas ou doadas por fábricas que iriam descartá-las.

Então ela cria sua marca WTNB como uma inovativa, ética e sustentável marca de moda, desenvolvendo também uma linha de móveis feitos com plástico e vidro 100% reciclados.

A moda tem que ser desafiada. O upcycling torna o processo criativo ilimitado.

Ana Clara Watanabe is a Japanese-Brazilian fashion designer and visual artist based in São Paulo, Brazil. Growing up in the small town of Pindamonhangaba has greatly influenced her work, with creations based on genuine tailoring, embroidery, crochet and handmade tapestry.

In 2022, Watanabe was named one of Forbes Under 30, the fashion category. Combining fashion and art, she has participated in exhibitions at the prestigious MAB (Brazilian Art Museum) and Tomie Ohtake Institute. In 2022, she won a scholarship to attend the Central Saint Martins (CSM) at the University of the Arts London (UAL) — while in London, she focused on creating fashion using upcycling and all that it involves.

After returning to Brazil, she looked for ways to dispose of tailoring fabrics and trimmings besides deconstructing and recycling donated or collected clothing pieces the textile industry would discard, so she created her brand WTNB as an innovative, ethical, and sustainable fashion brand. WTNB was born as a clothing lab, focusing on innovative ideas for modeling, textures, and materials in clothing and furniture. Sustainability is the core principle of the brand, inspiring the creation of many products through reuse.

Fashion has to be challenged. Upcycling makes the process of creativity limitless.




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