空の
Carrinho vazioA WTNB foi fundada em 2023 como uma marca-laboratório pela designer Ana Clara Watanabe, explorando modelagens, texturas e materiais em vestuário, mobiliário e design gráfico.
Com a sustentabilidade como seu principal pilar, as primeiras coleções surgiram a partir do reaproveitamento de matérias-primas têxteis e processos de reciclagem. Os produtos são desenvolvidos por meio de uma pesquisa sobre pontos de descarte de tecidos de alfaiataria e aviamentos, além da desconstrução e recuperação de peças de roupas resgatadas em fábricas prestes a descartá-las. Desde o início, a mão de obra da marca é concentrada em Pindamonhangaba, cidade natal da designer, contando atualmente com mais de 10 mulheres artesãs e costureiras.
A linha de mobiliário começou com a Zaisu 01, que utiliza placas de plástico 100% reciclado, em parceria com o projeto Precious Plastic, e dispensa o uso de parafusos ou materiais poluentes, mantendo-se unida por encaixes inspirados na técnica do origami. Este design reflete a fusão do conceito nipo-brasileiro proposto por Watanabe.
Em 2024, a WTNB assinou colaborações com marcas de destaque no mercado de Moda e Arte nacional. A coleção TARSILA AMARELA, apresentada em formato de performance no Edifício Martinelli, foi considerada um marco para a moda brasileira, homenageando a artista Tarsila do Amaral e trazendo colaborações com marcas como Heineken Brasil, DexCO, Adidas e a criação de botões a partir de resíduos das cápsulas da Nespresso Brasil, marcando o primeiro projeto de sustentabilidade e moda da empresa na América Latina. No mesmo ano, Ana Clara lançou uma coleção com a Insider Store, e foi responsável pelo desenvolvimento de uniformes para a loja conceito da Mizuno Brasil. Em Novembro de 2024, a marca foi destaque na exposição A CHAIN OF WOMEN, na Embaixada do Brasil, em Londres, Inglaterra.
A WTNB hoje expande sua visão sobre moda socioambiental. Desde 2024, após sua colaboração com o SENAC Pindamonhangaba, a marca conseguiu dar bolsas de estudos na instituição para as costureiras de sua cidade natal, e hoje conta com mais colaboradores na sua cidade com o projeto da Agrofloresta Teruaki e Motoko Watanabe. No sítio de sua família japonesa, Ana Clara e o time WTNB começaram em Janeiro de 2025 uma agrofloresta no espaço, com o intuito de terem o próprio algodão orgânico para futuros testes têxteis.